Parapuã

Conheça mais sobre os benefícios da sua cidade

História de Parapuã

Parapuã é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º46'05" sul e a uma longitude 50º46'18" oeste, estando a uma altitude de 486 metros.

 

População 2010 10.844
Área da unidade territorial (Km²) 365,695
Densidade demográfica (hab/Km²) 29,65
Código do Município 353600
Gentílico parapuense

A economia é basicamente agropecuária, com ênfase em café, cana-de-açúcar (inclusive tendo uma importante usina de álcool) e gado. Na década de 70, chegou a ter mais de 12 milhões de cafeeiros, o que lhe garantia o título de "Capital do Café". Com uma forte geada ocorrida em 1975 e que arrasou grande parte das lavouras, muitos agricultores desistiram da cafeicultura e passaram ao cultivo da cana-de-açúcar. Recentemente, algumas microempresas apareceram e a cidade ganhou uma infra-estrutura melhor.

 

Histórico

 

Em janeiro de 1934, Luiz de Souza Leão, adquiriu de Joaquim Abarca uma gleba de 706 alqueires de terra, no divisor de águas entre os rios Aguapeí ou Feio e o do Peixe, no município de Rinópolis, loteando uma parte para constituição de um patrimônio ao qual deu o nome de Canaã, como um símbolo de terra prometida bíblica.

O empreendimento passou a atrair interessados e em 1937 foi construído o primeiro hotel, incrementando o comércio e a agricultura.

Foi inaugurada a igreja em 8 de dezembro de 1941, mandada construir pelo fundador Luiz de Souza Leão.

A criação do Distrito de Paz de Canaã, deu-se em julho de 1943, no território de Tupã, passando a município em novembro de 1944, alterando o nome para Parapuã.

Segundo Theodoro Sampaio, no tupi ″pará-poan″significa união de rios ou alto rio, e que seria também o nome do rio Feio.

 

Leis

 
 
 

Assine nossa newsletter fique por dentro das nossas informações

 

© 2014 Consórcio Intermunicipal de Saúde da Alta Paulista - CISAP

Netzee - Agência Digital